Nível de radioatividade em Chernobyl é 'anormal'

Chefe da AIEA afirma que mudança ocorreu após tropas russas ocuparem a área. Soldados estiveram dentro da zona de exclusão de Chernobyl.

26/04/2022

O nível de radioatividade na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, é "anormal" e subiu depois que as tropas russas ocuparam a área, declarou nesta terça-feira (26) o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, durante uma visita à central.

"Sobre o nível de radioatividade, eu diria que é anormal. Houve momentos em que os níveis subiram, devido à movimentação de equipamento pesado que as forças russas trouxeram para cá e quando saíram. Temos feito monitoramento diário", declarou Grossi.

O diretor-geral também condenou a ocupação por parte das forças russas por várias semanas da usina, o que chamou de "muito, muito perigosa".

"A situação foi absolutamente anormal e muito, muito perigosa", disse o chefe desta agência da ONU a repórteres durante sua visita a Chernobyl, exatamente 36 anos após a pior catástrofe nuclear da História.

Fonte: G1